A qualidade dos materiais para construção é algo de extrema importância em toda obra. Afinal, um produto de baixa qualidade pode comprometer todo um serviço. Além disso, ter a certeza de que o profissional está apto a trabalhar com esse material também é indispensável.
Com isso, trazemos neste post como a confiança em um produto pode impactar positivamente uma obra. Vale a pena ler!
A confiança em um único produto
Frequentemente encontramos profissionais que trabalham há anos com um determinado produto. Afinal, a experiência com aquele produto garante serviços bem-feitos. Porém, quando surge alguma novidade no mercado, esse profissional pode ter receio de utilizá-la.
Quem trocaria algo que já está garantido por algo que não conhece?
Porém, vale lembrar que com o avanço da tecnologia é comum surgirem produtos que facilitam diversos processos a um custo mais baixo. Ou seja, o trabalhador pode estar gastando dinheiro e tempo sem necessidade.
O erro de confiar em qualquer produto
Além daqueles profissionais que só trabalham com um tipo de produto, existem os que avaliam o material apenas pelo preço. Muitos pensam: “quanto mais caro, melhor”, ou então, “quanto mais barato, mais conveniente”.
Porém, seguir essa ideia pode trazer prejuízos. Imagine se uma empresa compra milhares de produtos de qualidade de uma só vez: esses produtos saem bem mais baratos. Mas, se ela compra em pouca quantidade, não obtém o mesmo desconto. E como saber qual produto é melhor se você não o conhece?
Arriscar apenas pelo mais barato também não é uma boa ideia. Se a qualidade for inferior ao esperado, pode gerar várias complicações na sua obra. Então, o ideal é que sua equipe tenha experiência com o produto que vai usar, mas sem ficar desatualizada.
Como resolver esse detalhe:
Existem diversas empresas que oferecem amostras de novidades que estão lançando no mercado. Conseguir essas amostras e apresentá-las para sua equipe é a melhor forma de mantê-los atualizados e avaliar a qualidade do produto.
Ao apresentar as amostras para sua equipe, você terá o feedback de quem realmente vai utilizar o material. Essa opinião deve ser ouvida, pois erros em uma obra geram gastos e produtos de baixa qualidade podem custar caro no futuro. Essa é a melhor maneira de economizar!
Portanto, tenha em mente que, se surgir uma oportunidade de economizar, você deve avaliar com cuidado. Aceitar de imediato pode trazer prejuízos, mas deixar passar pode ser perder uma excelente oportunidade.
A confiança na sua equipe deve ser de extrema importância
Todos sabemos que, quando se trata de obra, não existe um único profissional que faz tudo. Alguns cuidam do levantamento, outros do assentamento, da pintura, eletricidade, encanamento, etc.
Você deve pensar que mesmo estando à frente da equipe, é importante ouvi-la. Cada profissional avaliará os serviços necessários em sua área e passará um feedback.
Muitas vezes, o conhecimento que você tem outro não tem, mas o que ele tem você pode não ter.
Portanto, tomar todas as decisões sozinho pode não ser uma boa ideia. Garantir que todo novo produto passe pela análise de cada profissional antes de utilizá-lo na obra é fundamental.