A função principal da abertura permanente de ventilação é renovação do ar, através dela pode se obter muitos benefícios, é uma simples instalação que irá lhe proporcionar diversas vantagens como por exemplo:
- Diminuição no risco de propagação de doenças respiratórias;
- Diminuição na sensação de ambientes abafados;
- Renovação do ar;
- Diminuição de bactérias e fungos;
- Diminuição da umidade e mofo logo diminui doenças que poderiam ser causadas por esses dois fatores;
- Renovação do ar em apartamentos;
- Renovação do ar em caso de vazamento de gás de cozinha, seja em empresas ou domiciliar, evitando assim o risco de explosões;
- Diminuição no consumo de energia, visto que o resfriamento do ambiente suspende a necessidade do uso do ar condicionado.
Quando devo aplicar a abertura permanente de ventilação?
Sempre que existir um ambiente que possua poucas janelas ou entradas de ar, ou que apresente algum risco através de aparelhos que possam esquentar muito o local ou que utilizem gases explosivos é necessária a aplicação da ventilação permanente.
Em condomínios, nos apartamentos é essencial a instalação da abertura permanente de ventilação como grelhas, sejam elas fixas ou móveis.
Se você possui uma casa grande com acesso do primeiro para o segundo andar também pode utilizar a estrutura para fazer que o ar entre naturalmente na casa.
Obviamente é necessário que o pé direito da casa tenha acesso ao segundo pavimento a fim de que o ar corra do primeiro para o segundo andar, já que o ar quente tem a tendência a subir.
Em pavilhões e comércio a instalação também é fundamental, garante todo o conforto para clientes e funcionários, essas instalações já fazem parte do plano contra incêndio dos bombeiros.
Assim você só conseguirá alvará se atender todas as exigências relacionadas no plano contra incêndio dos bombeiros da sua cidade.