COMO OBTER UM REVESTIMENTO DE PISO SEM DESNÍVEL

outubro 29, 2018

Não há nada pior para quem sonha com sua casa nova ou sua tão esperada reforma do que uma desagradável surpresa na hora da entrega, acabamento mal feito, torto, piso e revestimento com desnível.

Mas há algumas atitudes a serem tomadas antes de você realizar a aplicação que deseja, nesse texto você encontrará os cuidados básicos e produtos essenciais para ter um acabamento perfeito, como por exemplo usar o nivelador de porcelanato.

 

Contrapiso

A base para tudo é o contrapiso ou o reboco na parede, o profissional deve ter experiência e dedicação para realizar um bom trabalho, réguas e linhas são utilizadas para conseguir um bom nível, fique atendo para esse procedimento, ele será o responsável pela qualidade do seu piso ou revestimento.

 

Cuidado com as paredes (esquadro e paginação)

Você precisa observar se as paredes estão retas, isso mesmo, o ângulo de encontro de cada parede deve ser de 90 graus, caso contrário fica nítido em seu piso que as paredes não estão alinhadas.

A paginação é o esboço do seu piso, nela você irá desenhar exatamente como você quer cada peça, e saberá quais peças irão ficar paralelas à parede e quais deverão ser recortadas, assim você deixará seu piso no nível correto e poderá aplicar com mais segurança o nivelador de porcelanato. Abaixo alugus exemplos de paginação:

Argamassa

A argamassa é o segundo passo para manter o nível do seu piso, se ocorrer de o contrapiso não ficar no nível correto você pode solucionar com a argamassa. O ideal da aplicação é de 4 a 5 milímetros, mas se houver necessidade de aumentar esse valor para correção de nível deverá ser feito.

Para preparar a argamassa deve se atentar aos cuidados das instruções de fábrica, utilize os níveis de água corretos, pois a água evapora e pode modificar o nível do porcelanato já aplicado.

A limpeza do recipiente que será feita a mistura também é  importante, evite a contaminação com impurezas de obra (britas, pregos...), por fim depois de ser preparada a massa deve descansar por volta de 10 mim para aí sim ser aplicada, lembrando que a aplicação dessa mistura não deve passar de 2 horas.

E a grande estrela de todo o bom nivelamento e terceiro responsável mas talvez o mais importante é o uso do nivelador de porcelanato, com ele você poderá assentar cada porcelanato no mesmo nível que a peça inicial instalada, poderá conferir se o seu contrapiso e argamassa seguiram um padrão de instalação e resolver qualquer problema.

O nivelador de porcelanato é essencial para a entrega de um piso de qualidade e perfeitamente assentado.

 

Ranhuras e rejunte

Antes de utilizar o nivelador de porcelanato, você não deve esquecer de realizar ranhuras no chão durante a aplicação da argamassa, como também nas peças de porcelanato a serem assentadas, sempre em sentidos opostos, a fim de que se cruzem quando tocadas formando uma espécie de “amarração”.

Para finalizar, antes de realizar a tração final com o nivelador de porcelanato, você deve assentar as peças com cuidado utilizando o martelo de borracha branco preferencialmente, assim você garante que não ficará partes ocas embaixo do porcelanato.

Ao fim do terceiro passo que é a remoção do nivelador de porcelanato,  você irá aplicar o rejunte que deve ser específico para porcelanato ou o epóxi, depois de 72 horas seu piso estará pronto para uso.

 

Pronto para iniciar a obra e comprar os materiais na quantidade certa?

Quando criar um planejamento de obras, é imprescindível saber a quantidade ideal de nivelador de porcelanato que será utilizado. Comprar nivelador de porcelanato em exagero, provoca desperdícios e gastos, porém a carência deste material pode causar atrasos na entrega e transtorno com o cliente. Na construção civil a palavra "desperdício" possui um caráter abrangente. Quando qualquer tipo de desperdício ocorre, reflete em impactos na qualidade e em diversos pontos da obra.

 

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto