COMO ASSENTAR PORCELANATO DE GRANDE FORMATO

outubro 29, 2018

A beleza do porcelanato é o que encanta os consumidores no país, e vem crescendo a escolha pelo porcelanato ao invés da cerâmica comum. O porcelanato na sua produção sofre processos tecnológicos maiores que a cerâmica, o resultado é uma peça mais homogênea, vitrificada como se fosse um espelho, tem muito mais brilho e tem bem menos porosidade, então absorve muito menos a água.

O crescimento no mercado de instalações obriga que o profissional esteja constantemente se atualizando para poder entregar serviços de qualidade. No Brasil os formatos de 1x1m e até 3x1,5m já são escolhas preferidas entre os consumidores.

Mas como assentar uma peça de tamanha grandeza?

 

Veja a seguir essas dicas valiosas para você qualificar seu serviço

A vantagem dos dias de hoje é que todo profissional pode ter acesso a informação e esse texto é um meio para isso. Nos sites dos fabricantes cada tipo de peça possui especificações para cada material necessário. O segredo para as instalações depende de duas coisas: técnica e material correto.

Para iniciar a sua instalação a regra básica é conferir se o contrapiso está nivelado, caso não esteja você precisa corrigir com uma massa niveladora ou até mesmo a argamassa. Depois de conferido e corrigido você deve deixar o local muito limpo, já que qualquer partícula pode interferir na qualidade de instalação da peça.

Prepare a argamassa adequada de acordo com as instruções do fabricante da peça de porcelanato. Lembrando que é necessário deixar a mistura descansar no mínimo 10 min e usar em até 2 horas, há misturas prontas que não necessitam de espera.

 

Técnica de assentamento

Não esqueça de ter todos os materiais antes de iniciar a instalação, linha de pedreiro, martelo de borracha (preferencialmente branco), ventosas para pegar o porcelanato, espátula para argamassa, desempenadeira dentada, colher de pedreiro, misturador de argamassa, cunha e clips nivelador de porcelanato e a alicate de tração.

Para grandes peças de porcelanato a técnica da dupla colagem é essencial para um trabalho de qualidade.

Ela consiste em passar a argamassa sobre o contrapiso e também passar na parte de baixo do porcelanato em posição inversa do que foi feito no chão, criando uma trama entre os cordões de argamassa a fim de que se grudem.

Utilize a desempenadeira dentada para que a aplicação de argamassa fique igual em todas as partes do porcelanato. Para pegar as grande peças de porcelanato utilize ventosas, elas são fortes e resistentes e lhe dão maior segurança para manipular grandes peças, algumas precisam de até duas pessoas para instalá-las.

Todo profissional sabe o quanto é constrangedor as peças ficarem com a sensação de oca, pois quando se assentam na argamassa, a distribuição não se torna uniforme.

 

Finalizando com nivelador de porcelanato

Depois de instalar a peça, é hora de usar o nivelador de porcelanato, coloque os clips embaixo do porcelanato, lembrando que quanto maior for a peça mais unidades de clips você terá que usar.

Após a instalação dos clips, assente a outra peça de porcelanato, com a segunda peça devidamente assentada, insira as cunhas na cavidade do clips que ficaram para cima, com ajuda do alicate de tração pressione a cunha contra o clips até o nível desejado. Pronto! Seu assentamento foi feito com qualidade e rapidez já que esse tipo de nivelador de porcelanato acelera em até 50% a instalação.

Respeite as horas para a secagem, aplique o rejunte de sua preferência, e bom proveito!

 

Pronto para iniciar a obra e comprar os materiais na quantidade certa?

Quando criar um planejamento de obras, é imprescindível saber a quantidade ideal de nivelador de porcelanato que será utilizado. Comprar nivelador de porcelanato em exagero, provoca desperdícios e gastos, porém a carência deste material pode causar atrasos na entrega e transtorno com o cliente. Na construção civil a palavra "desperdício" possui um caráter abrangente. Quando qualquer tipo de desperdício ocorre, reflete em impactos na qualidade e em diversos pontos da obra.

 

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto