PROBLEMAS DURANTE O ASSENTAMENTO? VEJA COMO RESOLVER

abril 01, 2019

Quando falamos em construção, muitos problemas podem surgir. Porém devemos estar sempre preparados para que esses problemas não tenham como consequência grandes prejuízos.

Não foram poucas vezes em que pessoas tiveram grandes perdas devido a falta de atenção em uma obra. Sendo assim é bom estar sempre atento.

Hoje trazemos algumas dicas que te ajudaram a evitar problemas durante o assentamento do piso. Essas você não pode perder!

Comece pelo planejamento

Independente de em que tipo de obra você esteja, planejar é sempre a melhor forma de evitar problemas. Isso não significa que eles não virão, mas se vierem, tenha certeza que será muito mais fácil de lidar.

É comum encontrarmos pessoas que começam uma obra apenas com uma ideia e quando percebem, se esqueceram de algo que irá prejudicar todo o serviço. Nesse caso desfazer e fazer novamente é a única opção. Esse é um problema que você não quer enfrentar, não é mesmo?

Principais problemas com assentamento de piso

Veja a seguir alguns dos principais problemas que surgem em uma construção e que estão relacionados ao assentamento do piso. Confira:

 

Preparo da massa

Errar no preparo da argamassa é algo que pode prejudicar muito o serviço. Isso porque se ela não proporcionar a aderência correta para fixar a cerâmica, o acabamento sairá muito ruim.

Com isso é recomendado que ao preparar a argamassa siga as instruções da indústria, afinal errar nas medidas pode gerar um grande prejuízo.

 

Contrapiso mal nivelado

É muito comum encontrarmos casos onde a cerâmica fica torta, com empoçamento de água, alguns pisos mais altos e outros mais baixos. Isso ocorre devido ao mau nivelamento do contrapiso. Trata-se de algo que muitos profissionais deixam passar, mas que é muito desagradável. Se atente a esse detalhe antes de fazer o assentamento.

 

Espaçamento errado

Outro problema no assentamento que deixa muitos profissionais em dúvida é em relação ao espaçamento da cerâmica. Afinal ir apenas pelos olhos pode gerar resultados desastrosos na conclusão do serviço.

Para facilitar esse serviço, o profissional deve usar os famosos espaçadores também conhecidos como “cruzadas”. Dessa forma, fará com que a cerâmica fique espaçada de forma correta. Você os encontra a um bom preço em materiais para construção, elas variam de 1 a 5 milímetros.

Outro produto também facilmente encontrado no mercado, que também realizam o correto espaçamento entre revestimentos são os Clips Niveladores.

Também chamados de Niveladores de Porcelanatos, esse produto realiza o espaçamento entre revestimentos de forma correta.

Outra função muito importante dos Niveladores de Porcelanato é como o próprio nome diz, realizar o nivelamento entre os revestimentos, evitando assim desníveis e “bicos” entre as pedras.

 

Pisos Ocos

Outro problema que não pode deixar acontecer, é a aparição de pisos ocos. Isso porque além de ficar um barulho irritante toda vez que algo bater na cerâmica, ainda haverá uma grande possibilidade de que esse revestimento quebre em pouco tempo. Nesse caso o melhor a se fazer é averiguar durante a instalação.

 

O problema pode estar no produto

Algo que deve levar em conta é que nem todo o problema de assentamento ocorre por causa do profissional. Infelizmente existem produtos que realmente comprometem seu serviço.

Então antes de comprar o material para uma obra, sugerimos solicite amostras do produto que deseja utilizar e que faça o teste e garanta que nenhum produto ruim prejudicará o seu trabalho.

Atualmente no mercado encontra-se inúmeras opções para o mesmo produto, com preços muito diferentes, mas cuidado, eles podem ser parecidos e destinados para o mesmo fim, mas a qualidade pode, e em quase 100% dos casos variar muito de marca para marca.

Sabemos que realizar uma obra requer um grande investimento e acabar perdendo dinheiro devido a produtos de baixa qualidade é algo que não pode acontecer.

Então após ler esse artigo, esperamos que fique mais atento aos detalhes aqui citados e que antes de realizar qualquer serviço tenha certeza de que está tudo certo. Afinal o planejamento é muito mais importante do que parece!

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto