O QUE É ABERTURA PERMANENTE DE VENTILAÇÃO?

janeiro 28, 2019

A abertura permanente de ventilação é uma saída no ambiente para que o ar possa ser renovado, ele garante que essa renovação qualifique o ar nos ambientes.

A abertura auxilia na eficiência energética do local, pois o ar natural evita que seja utilizado o ar mecânico, por exaustores ou ar condicionado.

Além do resfriamento dos ambientes, irá baixar a temperatura de maquinários que necessitam trabalhar com controle maior dos graus, em cozinhas também auxilia que o calor de fogões se concentre no local.

Estudos europeus apontam que a ventilação está ligada a 34% do consumo de energia de um local pois com uma abertura permanente de ventilação o uso do ar condicionado diminui drasticamente.

São auxiliadores na redução de bactérias e humidade, além de outros poluentes que podem estar concentrados em salas, pavilhões e até em veículos de transporte em massa como ônibus e trem. Possui grande importância na redução de doenças transmitidas pelo ar como gripe comum e H1N1.

Garante que haja níveis saudáveis de oxigênio para que o corpo humano funcione e não tenha algumas doenças ou sintomas causados pela falta de oxigenação necessária, como por exemplo tonturas e desmaios.

A diversos estudos que a corrente de ar melhora a qualidade de vida e que quando há grandes quantidades de gás carbônico em um ambiente, esse gás em excesso irá prejudicar as ações cognitivas como reflexão, pensamento e escolha.

Então é necessário saber qual a necessidade climática do seu ambiente, seja para sua casa com grades para passagem de corrente de ar ou as venezianas que também permitem a corrente continua.

Há também a quando o pé direto é alto e com acesso ao segundo pavimento, a corrente continua de ar através de saídas seja por grades ou janelas. Já que o ar quente sobre o processo ocorre naturalmente.

Em seu comércio também é importante para poder proporcionar qualidade aos clientes que visitam a sua loja.

E nas empresas e indústrias a ideia da boa qualidade de vida para os funcionários também se soluciona com mecanismo de ventilação permanente com a ventilação natural através do efeito chaminé que também permite a entrada de luz assim economizando ainda mais energia e também através de venezianas.

Em residências e outras obras que necessitam de aberturas permanentes de ventilação inferiores e superiores com diâmetros de 100, 150 e 200mm, a fim de que caso ocorra um vazamento de gás, o ar possa trocado no ambiente evitando riscos de explosões, é possível encontrar no mercado as "grelhas de ventilação" ou "grades de ventilação", estas servem como acabamento para abertura, e além de promover a circular premanente do ar, possuem venezianas, assim bloqueiam a entrada de chuva.

Para que serve a abertura permanente de ventilação?

A função principal da abertura permanente de ventilação é renovação do ar, através dela pode se obter muitos benefícios, é uma simples instalação que irá lhe proporcionar diversas vantagens como por exemplo:

  • Diminuição no risco de propagação de doenças respiratórias;
  • Diminuição na sensação de ambientes abafados;
  • Renovação do ar;
  • Diminuição de bactérias e fungos;
  • Diminuição da humidade e mofo logo diminui doenças que poderia ser causada por esses dois fatores;
  • Renovação do ar em apartamentos;
  • Renovação do ar em caso de vazamento de gás de cozinha, seja em empresas ou domiciliar, evitando assim o risco de explosões;
  • Diminuição no consumo de energia, visto que o resfriamento do ambiente suspende a necessidade do uso do ar condicionado;
  • A ventilação permanente no estilo chaminé, instalado no topo de pavilhões, também permite a entrada de luz, iluminando o local e auxiliando ainda mais na diminuição do consumo de energia.

O uso de aberturas permanentes de ventilação podem sim, salvar vidas. Para compreender com mais detalhes a importância destas aberturas, baixe nosso guia "Por que a abertura permanente de ventilação pode savar vidas?"

 

Clique, baixe e aproveite para ler também:

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto