NIVELADOR DE PORCELANATO: DICAS PARA UTILIZAR-LOS CORRETAMENTE

novembro 12, 2018

O Nivelador de Porcelanato, é uma grande inovação que surgiu nos últimos anos que promove ao azulejista rapidez em seu trabalho e um excelente resultado no acabamento de uma obra após a aplicação de porcelanatos, principalmente se for em grande formato.

Alguns profissionais desavisados e sem experiência e conhecimento da forma correta de utilizar o Nivelador de Porcelanato, acabam aplicando de forma errada, assim infelizmente não conseguem atingir seus resultados e acabam condenando o produto.

Como tudo na vida, precisamos de conhecimento e preparação antes de realizar uma atividade nova. Portanto, para que você possa realmente ganhar tempo, e ter ótimos resultados em seu trabalho, fique de olho nas dicas abaixo de como utilizar corretamente o Nivelador de Porcelanato.

Antes de iniciar a aplicação da argamassa e realizar o assentamento do porcelanato, deve-se ter certeza da qualidade da estrutura realizada anteriormente, um contra piso devidamente alinhado é fundamental, assim como, em uma parede repleta de ondulações você tentar utilizar o nivelador de porcelanato não irá conseguir fazer milagre.

Chão e parede precisam estar em um ângulo de 90º, ou como se diz, estar no prumo e principalmente sem desníveis. Lembre a função do nivelador de porcelanato é alinhar as peças de porcelanato, não nivelar uma parede.

Está com tudo certinho, chão e parede devidamente alinhados, chegou a hora de assentar seu porcelanato.

 

Fase 1 - Prepare o contrapiso

É praticamente impossível deixar um porcelanato devidamente nivelado em uma superfície desnivelada. Por tanto no contrapiso não deve apresentar ondulações. Observe se nas áreas molhadas como varandas, banheiros e garagens, tenham uma inclinação suficiente e correta para o escoamento da água.

 

Fase 2 – Aplique a argamassa

Consiste em aplicar argamassa sobre o contrapiso e também (em caso de porcelanatos de grande formato) passar na parte inferior do porcelanato em orientação contraria do que foi aplicado no contrapiso, formando uma rede entre os cordéis de argamassa para que se unam melhor.

Faça o uso de uma desempenadeira dentada para que o aproveitamento de argamassa fique idêntico em todo o porcelanato. Todo azulejista sabe o como é vergonhoso ver o porcelanato oco, pois quando se ajustam na argamassa, a distribuição é uniforme.

 

Fase 3 – Insira o Clips Nivelador de Porcelanato

Argamassa aplicada e a primeira peça de porcelanato assentada devidamente alinhada de acordo com a paginação pré-definida, chegou a hora de usar o nivelador de porcelanato.

Primeiro você deve aplicar o clips nivelador, coloque uma lateral da base do mesmo em baixo do porcelanato, encostando na peça as hastes que definem o espaçamento entre os porcelanatos. Geralmente são aplicados 2 clips por lateral do porcelanato, em peças de grandes formatos, utilizam-se um terceiro ou até quarto clips por lateral.

Agora assente a segunda peça de porcelanato, a mesma ficará posicionado sob a outra lateral do clips nivelador, com um martelo de borracha assente a peça direcionando a mesma para que encoste nos clips niveladores.

 

Fase 4 – Aplique a Cunha Niveladora de Porcelanato

Até esse momento você realizou o assentamento de algumas peças de porcelanato e com a ajuda do clips nivelador definiu o espaçamento entre os mesmos. Agora, chegou a hora de realizar a tração para obter o nivelamento entre as mesmas.

A cunha niveladora recebeu esse nome pois possui a exata forma de uma cunha, sob a mesma encontra-se pequenos “relevos” responsáveis por travar a cunha no clips nivelador.

Insira a cunha niveladora na parte interna do clips nivelador que ficou acima do porcelanato, com o uso de uma alicate de tração, realize a tração da cunha niveladora contra o clips nivelador, essa ação fara o efeito de “alavanca” posicionando as duas peças de porcelanato de forma paralela, assim nivelando o mesmo.

Lembre-se que a alicate de tração deve ser devidamente regulada, tanto a distância do apoio frontal, baseando-se pela espessura do porcelanato, com também regular o batente final do aperto, assim todas os clips e cunhas niveladoras terão o mesmo ajuste fino.

 

Fase 5 – Remova o Nivelador de Porcelanato

Depois de realizar todo o assentamento, aguarde o tempo de secagem indicado pelo fabricante da argamassa, e comece a realizar a remoção dos niveladores de porcelanato.

Para realizar a remoção, você deve aplicar golpes na lateral do clips nivelador, ATENÇÃO realmente o golpe deve ser aplicado na lateral, assim você irá remover o nivelador sem agredir o porcelanato. Para efetuar esse golpe, utilize uma marreta de borracha (mais indicado) ou você mesmo pode “chutar” o nivelador para remove-lo.

Pronto seu assentamento foi realizado com sucesso!

Note que depois de remover os niveladores de porcelanato, você pode aproveitar as cunhas niveladoras para utilizar em outra obra, os clips irão romper e não podem ser reutilizados, por tanto, uma boa prática é depositá-los em um local destinado para reciclagem.

Depois de tudo pronto, note que seu assentamento está 100% nivelado, livre que qualquer desnível ou “bicos”, claro que se utilizar essa tecnologia em uma cerâmica ou porcelanato de má qualidade, nem os milagrosos niveladores irão dar conta do recado.

Agora que seu porcelanato está perfeitamente assentado faça o acabamento final, aplicando o rejunte.

 

Pronto para iniciar a obra e comprar os materiais na quantidade certa?

Quando criar um planejamento de obras, é imprescindível saber a quantidade ideal de nivelador de porcelanato que será utilizado. Comprar nivelador de porcelanato em exagero, provoca desperdícios e gastos, porém a carência deste material pode causar atrasos na entrega e transtorno com o cliente. Na construção civil a palavra "desperdício" possui um caráter abrangente. Quando qualquer tipo de desperdício ocorre, reflete em impactos na qualidade e em diversos pontos da obra.

Veja abaixo um vídeo que apresenta os passos para um correto uso do Nivelador de Porcelanato:

 

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto