COMO FAZER O CORRETO ASSENTAMENTO DO PORCELANATO

outubro 25, 2018

Não há dúvidas, um piso bonito é sinônimo de piso bem instalado e para se obter o resultado da perfeita beleza é necessário seguir alguns passos básicos, desde o bom nivelamento do piso, bons materiais para a obra até um bom nivelador de porcelanato.

Nesse texto você encontra o checklist básico para você fazer um perfeito assentamento de seu porcelanato, confira!

Alinhamento do contrapiso

O alinhamento do contrapiso é essencial para que a obra siga os altos padrões de qualidade, para que, quando chegar do alinhamento final do piso com o nivelador de porcelanato, tudo esteja dentro do previsto. Infelizmente um contrapiso torto só pode ser alinhando com uma massa alinhadora ou “muita” argamassa.

 

Ângulo das paredes e paginação do piso

Para que a parede possa seguir um nível paralelo e visivelmente agradável, é necessário que piso e parede estejam alinhados, para descobrir se suas paredes foram construídas respeitando a angulação, as paredes devem estar em um ângulo de 90 graus em suas junções. Somente a reconstrução pode corrigir esse erro, não há solução para paredes fora de esquadro.

A paginação do seu projeto também é muito importante, ela consiste em ser o esboço da instalação, assim você saberá quais peças ficam paralelas à parede e quais deverão ser cortadas, assim seu piso ficará bonito e simétrico.

 

Massa para nivelar o piso

 Se o seu contra piso apresentou problemas, você pode utilizar as massas niveladoras de piso disponíveis no mercado, assim você pode corrigir os erros para que quando for utilizar o nivelador de porcelanato não tenha problemas.

 

Argamassa

É de grande importância a mistura da argamassa pois nela está a durabilidade de seu piso, pois um argamassa mal feita pode quebrar.

Siga exatamente as instruções de fábrica sobre a quantidade do produto, água e tempo de descanso, recomenda-se no mínimo 10 minutos para começar aplicar e não passando de 2 horas.

 

Aplicação e cuidados

A aplicação da argamassa é muito importante, tome cuidado para que não seja em excesso ou menos do que é necessário, para não prejudicar no momento que for usar o nivelador de porcelanato, o ideal é de 4 a 5 milímetros sobre o contrapiso.

Se você tem problemas de nivelamento do piso, pode corrigir com argamassa, não esqueça de aplicar na peça de porcelanato em direção contraria do que aplicou no chão a fim de criar uma armação quando conectadas.

Utilize do martelo de borracha ele irá auxiliar no assentamento e no preenchimento do espaço, assim não deixando espaços ocos que podem ocasionar quebra da peça.

Respeite o tempo exigido de secagem para aplicação de rejunte e liberação do fluxo de pessoas, assim terá a qualidade garantida na sua instalação.

 

Nivelador de porcelanato

São diversas marcas de nivelador de porcelanato no mercado, ele é o responsável pela finalização do acabamento, garante a beleza e qualidade de uma boa aplicação.

O nivelador de porcelanato deixa seu piso perfeitamente alinhado, o conjunto geralmente é composto por cunhas e clips nivelador de porcelanato e o alicate para tração, recomendamos que utilize materiais de qualidade, assim você assegura um perfeito assentamento do seu porcelanato.

Rejunte

Depois que o seu piso ficou perfeitamente alinhado com o nivelador de porcelanato, aguarde o tempo recomendado para aplicar o rejunte, então, respeite o tempo de secagem e pronto!

Seu piso está nivelado e pronto para uso, bom proveito!

 

Baixe e aproveite para ler também:

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto