As obras são um grande passo na vida das pessoas, graças a elas que hoje temos conforto de estarmos protegidos em nossas construções, ou melhorando nossos ambientes com reformas.
Mas muita gente que não é do ramo não sabem que, para executar qualquer tipo de obra é preciso de autorização. Seja na sua construção ou reforma você precisa de uma certidão de que está tudo dentro da legislação municipal, o nome desta certidão é habite-se.
E para que o habite-se possa ser emitido sua obra precisa estar regular. Os erros são comuns e acabam se repetindo. Então, de acordo com essa necessidade de informação veja nesse texto os requisitos básicos que podem lhe dar dor de cabeça e não liberar a sua obra a deixando-a irregular.
Assim você terá tempo para corrigir e não perder dinheiro no seu investimento.
Se a sua obra é comercial você terá mais solicitações, como por exemplo, o certificado dos Bombeiros PPCI, que visa deixar o local em condições para evitar acidentes e se a caso venha ocorrer algum as pessoas possam se salvar.
Veja as situações que deixam a sua obra irregular, não permitindo a emissão do certificado de habite-se.
É como uma receita de bolo, se você trocar um ingrediente ela não sairá como o esperado, e na sua obra é igual.
Ninguém pode alterar o projeto inicial a não ser o próprio criador dele, mas para que isso ocorra ele terá que solicitar permissão no órgão competente. Depois da aprovação de um engenheiro da prefeitura a alteração estará liberada.
É muito comum alguma alteração acontecer sem pedido de permissão, pois esse pedido pode atrasar a obra, a responsabilidade do profissional contrato é referente ao sucesso da sua construção. As vistorias estruturais são de tamanha importância, devem seguir o projeto para a segurança de todos.
Busque sempre se informar e acompanhar o que ocorre na sua construção, tenha bom relacionamento com os contratantes, o diálogo sempre é a melhor maneira de encontrar soluções.
O plano de prevenção contra incêndios (PPCI) é um projeto que deve ser executado em conjunto com o proprietário do local e os Bombeiros da sua cidade. O projeto irá mapear o seu estabelecimento e a necessidade de saídas de energias, saídas de ar, necessidade de extintor por metro quadrado. O PPCI é muito importante para evitar acidentes e no caso de um, salvar vidas. Sem ele é impossível conseguir o habite-se.
Você precisa cumprir as regras básicas para que seu imóvel esteja dentro da legislação do seu município. O sistema de esgoto deve ter suas saídas para as fossas conforme a legislação da sua cidade, assim como as caixas de gordura. É importante para o meio ambiente que tudo seja feito corretamente.
As instalações elétricas também devem ser feitas de acordo com as normas definidas. O relógio, poste de luz, fio de aterramento são itens que estão padronizados conforme as concessionárias de energia.
Com as instalações corretas você garante não só luz, mas segurança para a sua casa ou comércio. A rede de água também precisa seguir regras, o relógio é o primeiro para que não se esteja com as instalações de forma errônea.
Com essas dicas você já pode averiguar a sua construção, se houver erros busque soluções com os responsáveis, se você for o responsável, tenha atenção desde o início para que não ocorra esses erros e assim poderá entregar um trabalho de qualidade.
Saiba mais:
Você já ouviu falar nas saídas permanentes de ar? São orifícios realizados nas paredes que se conectam com o ambiente externo, estes, permitem a entrada e saída de ar a fim de renovar o mesmo no ambiente interno. Em caso de vazamento de gás, devido a essas saídas o gás é forçado a entrar em circulação e a sair para o ambiente externo, assim evita possíveis explosões no ambiente. Para dar acabamento a estas saídas você encontra no mercado as Grelhas de Ventilação, em diversos diâmetros, esse produto além do acabamento, evita a entrada de água da chuva e a entrada de insetos.
Clique abaixo e conheças nossas Grelhas de Ventilação: