O correto de qualquer coisa que façamos na vida é que simplesmente tudo seja feito da maneira mais eficiente possível. E para as construções estarem regularizadas, é essencial receberem a certificação de habite-se. Então veja aqui nesse texto dicas valiosas para evitar atrasos na entrega da sua obra.
O nome oficial do habite-se é “Auto de Conclusão de Obra”. Ele é uma certidão confeccionada pela prefeitura da sua cidade. O habite-se atesta que o imóvel, seja ele particular ou comercial, foi construído ou reformado dentro das normas legais do município que se encontra.
Para requisitar o habite-se é necessário comparecer à prefeitura de sua cidade. O setor responsável irá solicitar que seja feita a visita de um engenheiro no local, afim de avaliar se a obra construída é igual ao do projeto inicialmente criado.
Sem essa certidão há obra não será concluída, pode receber multa, além da desvalorização do mercado ou nem mesmo ter condições para venda. Se você encontrar uma obra sem habite-se esteja certo que há problemas na construção como por exemplo:
Veja a seguir algumas dicas para evitar que você tenha problemas na entrega da obra por causa do habite-se.
Como o habite-se é a certidão que atesta que está tudo certo com a sua obra, logo todas os requisitos planejados devem estar na conformidade de acordo com a legislação de construções da sua cidade.
Veja algumas dicas para você não trancar sua obra por falta dessa certidão:
Se você está comprando um imóvel em construção a responsabilidade é da construtora de lhe entregar o imóvel com toda documentação correta, incluindo o habite-se.
Se essa compra é financiada por algum banco, o valor do financiamento só será liberado para a construtora depois da liberação do habite-se. Ele é o último documento de seu imóvel, é a confirmação que tudo está certo e você já pode, como o próprio nome indica, habitar no local.
Você sabia?
Você já ouviu falar nas saídas permanentes de ar? São orifícios realizados nas paredes que se conectam com o ambiente externo, estes, permitem a entrada e saída de ar a fim de renovar o mesmo no ambiente interno. Em caso de vazamento de gás, devido a essas saídas o gás é forçado a entrar em circulação e a sair para o ambiente externo, assim evita possíveis explosões no ambiente. Para dar acabamento a estas saídas você encontra no mercado as Grelhas de Ventilação, em diversos diâmetros, esse produto além do acabamento, evita a entrada de água da chuva e a entrada de insetos.
Clique abaixo e conheças nossas Grelhas de Ventilação: