É o sonho de todo cidadão brasileiro conquistar o seu imóvel próprio. Seja comprando o mesmo direto de uma construtora ou construindo cantinho por cantinho. Não há dúvidas que é o investimento da vida de qualquer pessoa.
Mas você sabia que pode ter dores de cabeça ao receber sua obra?
Sim, para você receber sua obra concluída é necessário ter uma certidão da prefeitura que se chama “Habite-se”. O nome já diz tudo, essa certidão é o documento que afirma que sua obra está dentro da legislação municipal de construção civil e você já pode habitar nela.
Sem o habite-se você terá sua obra trancada até conseguir resolver o problema. Porém você pode ter alguma inconformidade estrutural na sua construção e esse sonho pode virar um pesadelo. Pois sem o habite-se a sua obra está impossibilitada de receber moradores e se seu problema não tiver solução você pode ter perdido seu investimento.
Se você está financiando seu imóvel em uma instituição financeira, a falta do documento habite-se não irá liberar o valor para a construtora. A certidão é essencial e não cumprir as regras é muito grave.
Visando esse importante documento veja nesse texto um Check list para você atender todos os requisitos para deixar sua obra perfeita e finalmente adquirir o habite-se.
Veja essas dicas desde o início da sua obra até o momento de solicitar o habite-se e não perca o seu sonho de vista:
Cada município tem suas próprias legislações, são leis que foram criadas para estarem em vigor onde você mora. Logo você precisa consultar a prefeitura da sua cidade para mais informações.
É essencial você saber o que está buscando, então não confie apenas nos pedreiros e engenheiros da obra, você tem direito como consumidor ficar por dentro de cada detalhe da sua obra.
Se você é o construtor, informe ao seu cliente todos os passos e acontecimentos nas obras, desde os detalhes da instalação do sistema hidráulico e elétrico até o último tijolo assentado. O cliente gosta de clareza e sinceridade.
O sucesso de sua obra está no profissionalismo, e quando você contrata alguém ou presta um serviço, essa atitude é a mínima que um prestador de serviço deve ao seu cliente. O principal erro que acontece no momento da solicitação do habite-se é a inconformidade do projeto inicial feito pelo engenheiro e a obra apresentada.
Qualquer alteração na planta deve ser informada aos órgãos competentes para uma nova aprovação, caso contrário, irá trancar a obra no final, e pode então ser tarde, pois alterações na estrutura muitas vezes não tem retorno.
Então seja você o cliente ou o empreiteiro, contrate engenheiros e mestre de obras corretos, que seguem exatamente o cronograma da edificação do seu início ao fim, assim não terá surpresas.
Muitos clientes quando buscam o seu sonho da casa própria não se importam muito com esses detalhes, mas a prefeitura sim.
É necessário estar com as instalações corretas. O relógio de água deve estar instalado pois qualquer outro tipo de instalação sem o aparelho é considerado roubo de água do sistema. O aterramento elétrico para as tomadas e bicos de luz e saída também deve ser feito, além de que é um item importantíssimo contra incêndio.
O esgoto deve ter suas saídas nas fossas adequadas conforme a legislação de sua cidade, a fim de não prejudicar o meio ambiente e os lençóis freáticos. Então com essas dicas, certamente você conseguirá a sua certidão do habite-se ou fazer seu cliente muito feliz quando lhe entregar a obra com tudo certinho!
Saiba mais:
Você já ouviu falar nas saídas permanentes de ar? São orifícios realizados nas paredes que se conectam com o ambiente externo, estes, permitem a entrada e saída de ar a fim de renovar o mesmo no ambiente interno. Em caso de vazamento de gás, devido a essas saídas o gás é forçado a entrar em circulação e a sair para o ambiente externo, assim evita possíveis explosões no ambiente. Para dar acabamento a estas saídas você encontra no mercado as Grelhas de Ventilação, em diversos diâmetros, esse produto além do acabamento, evita a entrada de água da chuva e a entrada de insetos.
Clique abaixo e conheças nossas Grelhas de Ventilação: