As facilidades que a modernidade trouxe para as populações acelerou e qualificou a vida do cidadão. As instalações de gás são algumas dessas facilidades. Além da segurança que uma instalação oferece, a praticidade de o gás estar sempre disponível facilita a vida do usuário.
Porém para que tudo ocorra bem é essencial seguir regras de legislações, o Corpo de Bombeiros que além de cuidar da prevenção de incêndios, é especializado em evitar acidentes. Assim, seguir a norma IN-008/DAT/CBMSC é essencial para ter as instalações feitas em segurança para evitar graves problemas no futuro.
Uma instalação de gás mal feita pode acabar com muitas vidas e até causar um desabamento com uma explosão. Então a criação da norma confere autenticidade na segurança da instalação.
A instrução normativa (IN) prevê modalidades de instalação que devem seguir a norma. Deve-se atender a norma IN-008/DAT/CBMSC as instalações do tipo:
As instruções da norma são caminhos seguros para a sua instalação, com ela a segurança é garantida por meios de prevenção. As padronizações das instalações solidificam a segurança de que os projetos seguirão ideias já observadas, testadas e aprovadas por órgãos competentes que são especializados em segurança.
A principal importância de seguir a norma IN 008 – DAT-CBMSC é a segurança. Veja a seguir os requisitos que fazem a IN importante para a sua segurança. Para que sua instalação de gás liquefeito de petróleo (GLP) esteja dentro das normas e garanta a total segurança dos usuários, veja algumas das especificações necessárias:
Clique abaixo e conheças nossas Grelhas de Ventilação:
Essas são algumas dicas de como proceder para a sua instalação estar de acordo com a importante norma IN 008/DAT/CBMSC e assegurar que não haverá nenhum risco para as pessoas que ali transitarem.
A principal importância da instrução normativa (IN) é a garantia da vida, o bem maior de qualquer ser humano. Por isso devemos ser corretos em realizar qualquer tipo de instalação.
A obrigatoriedade de aberturas permanentes para ventilação, está presente na instrução normativa (in 008/dat/cbmsc) no capítulo x - adequação de ambientes pg. 31. Cliqui aqui para acessar a IN-008/DAT/CBMSC.