10 DICAS PARA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA

outubro 29, 2018

Nosso lar é o nosso maior patrimônio. Além de ser muito dificultoso conseguir ter um lugar para morar, as dificuldades de manutenção são fatos a serem vencidos em nosso cotidiano.

Hoje existem diversas maneiras de se conquistar o seu imóvel próprio, os financiamentos facilitam que isso ocorra. Porém se mesmo assim você não possuir condições você pode realizar o seu sonho alugando um local.

Mas depois de você finalmente ter o seu lar, você precisa se preocupar, e ser cauteloso, para que não aconteçam acidentes e avarias em seu imóvel.

Infelizmente os incêndios colocam o Brasil na terceira posição mundial como causas de morte. Em 2017 o Brasil bateu o recorde dos últimos 20 anos, foram mais de 270 mil casos de incêndio.

Então para que isso não ocorra veja: 10 dicas de segurança contra incêndio em residências.

 

1ª - Evite a sobrecarga

Evite utilizar muitos aparelhos ao mesmo tempo, se sua família é grande, é necessário criar hábitos para que isso não ocorra. Chuveiro, ferro de passar, torneira elétrica e ar condicionado devem ser utilizados separadamente para evitar a sobrecarga e curtos na rede.

 

2ª - Revise o sistema elétrico de sua casa

Faça verificações periódicas na sua rede elétrica. Veja se os disjuntores, fios e tomadas estão em bom funcionamento, se não há curtos, ou superaquecimento.

 

3ª - Cuidado com os celulares

Não deixe os celulares carregando e saia de casa, muito menos deixe-os sobre móveis estofados. Infelizmente eles são grandes causadores de incêndios em residências.

 

4ª - Substitua o clássico “T”

Substitua os famosos adaptadores em formato de “T” por filtros de linha, eles são feitos para várias conexões de baixa voltagem e possuem sistema de fusível que queima em caso de curto ou superaquecimento.

5ª - Não use velas

Troque a tradicional vela por luzes de emergência, hoje elas estão com valores baixos, a partir de R$30,00, e são mais eficazes que a vela quando falta energia. A vela é um dos fatores que mais causam casos de incêndio no Brasil.

 

6ª Remova equipamentos da tomada ao sair

A velocidade que a vida exige acaba deixando a população agitada e esquecida. Deixar a televisão na tomada, o micro-ondas, o celular carregando são exemplos que podem causar um grande incêndio. Se possível deixe apenas o necessário, geladeira por exemplo.

Tenha atenção em dias de tempestade, os raios que caem na rede elétrica podem entrar em sua casa e queimar aparelhos conectados na tomada, causando incêndios.

 

7ª - Cuidado na cozinha

Quando você estiver cozinhado jamais deixe bocas acesas sem panelas, mesmo que seja rápido você pode encostar em algo que se inflama rapidamente, como por exemplo, panos de pratos.

 

8ª - Faísca gera fogo

Bitucas de cigarro e fósforos devem ser completamente apagados antes de serem jogados no lixo, se há uma pequena brasa os riscos são altos. Pois aos poucos pode gerar uma chama dentro do seu lixo e causar um incêndio.

 

9ª – Cuidado com o micro-ondas

Não coloque papel alumínio dentro do forno micro-ondas e muito menos talheres, você pode causar um acidente na sua casa. As ondas refletem no metal o que causará uma perigosa explosão e incendiará seu aparelho.

10ª – Cuidado com os detalhes

Cortinas perto de tomadas que esquentam, manutenção da rede elétrica ligada, são coisas que não se deve fazer, pois possuem grandes riscos de acidentes. Se você desconfia de vazamento de gás não ligue as luzes, abra as portas e janelas a fim de renovar o ar, após isso averigue se há problemas. Essa foram as 10 dicas de segurança para você evitar acidentes com incêndio em sua residência, tenha atenção sempre!

 

Saiba mais:

Saídas permanentes de ar

Você já ouviu falar nas saídas permanentes de ar? São orifícios realizados nas paredes que se conectam com o ambiente externo, estes, permitem a entrada e saída de ar a fim de renovar o mesmo no ambiente interno. Em caso de vazamento de gás, devido a essas saídas o gás é forçado a entrar em circulação e a sair para o ambiente externo, assim evita possíveis explosões no ambiente. Para dar acabamento a estas saídas você encontra no mercado as Grelhas de Ventilação, em diversos diâmetros, esse produto além do acabamento, evita a entrada de água da chuva e a entrada de insetos.

 

Clique abaixo e conheças nossas Grelhas de Ventilação:

 

(c) Durak 2016. Desenvolvido por aleto